Webinar Consultoria Ágil - Ep3: Estruturando uma Consultoria de OKR do Zero - PLANILHA EXCEL

Webinar Consultoria Ágil - Ep3: Estruturando uma Consultoria de OKR do Zero - PLANILHA EXCEL Ok pessoal a gente vai gravar aqui a o nosso encontro de hoje op Vinícius do Paraguai seja bem-vindo Vinícius Mas você é Paraguai ou brasileiro grande kéber kéber não perde uma Diego de Currais Novos Rio Grande do Norte excelente tem família hein no Rio Grande do Norte hein Diego família do meu vô materno toda do Rio Grande do Norte Trader brasileiro que chaen.

Webinar Consultoria Ágil - Ep3: Estruturando uma Consultoria de OKR do Zero

Também show de bola pessoal sejam bem-vindos quem quiser ir colocando o nome de onde fala e se já presta consultoria tem empresa de consultoria pode ir escrevendo aí no chat que pra gente ir conversando dá mais um tempinho pro pessoal ir entrando e às 7:05 a gente começa a falar Mais especificamente de.

Okr 70% para você ter todos os que sempre dis pode empresa de consultoria sou consultor há 8 anos excelente Qual é sua especialização Diego se é se você tem alguma você presta consultoria em estratégia ou em outras áreas Cláudio.

Entrando estratégica vendas e processo perfeito a ideia iniciar implantar ocs em 2024 na empresa que PR serviço excelente já vai sair daqui com produto em mãos para aproveitar essa oportunidade aí Quem me conhece sabe que eu não gosto de perder o tempo de vocês eu quero meu negócio é é ser objetivo ser prático eh a gente vai falar sobre o Cars hoje.

Mas a gente não vai falar muito de teoria não o negócio é montar o produto de consultoria em okrs e já botar na rua amanhã excelente Diego cliente luz desde 2014 fundou a luz praticamente junto comigo muito bom te ter aqui cara muito bom ver pessoas que confiam na gente há tanto tempo já e ver quanto a gente ajuda né os Consultores em.

Geral show de bola pessoal quem quiser ir se apresentando no chat vai falando aqui que a gente vai vai conversando ao longo da da apresentação dá mais um minutinho e a gente começa a apresentação que tá muito boa hoje pessoal Preparei um material material denso aí para vocês show Cláudio Faria de Curitiba presta consultoria.

Cláudio desde 2006 excelente bastante experiência já muita história para contar né esse mundo de consultoria cada projeto é cada projeto é um projeto sei bem como é que é excelente quem já usa as planilhas da luz na consultoria aí além do do Diego e do.

Cláudio bom pessoal vamos vamos começando então Eh sejam todos bem-vindos à série consultoria ágil nosso objetivo hoje é falar sobre como criar um produto de consultoria em okrs eu vou vou falar um pouco sobre o que são okrs mas o meu objetivo aqui é já ir pra produtização pra criação de um serviço de consultoria em okrs Então tá todo mundo vendo minha tela todo mundo tá vendo.

Bem show show de bola então Eh nossa agenda hoje vou fazer uma pequena introdução né falar um pouco sobre quem é a luz Qual o nosso objetivo com essa essa série eh em seguida vamos vamos falar o que que é uma consultoria em okar também vou falar sobre sobre o que são okar né dar um passo atrás e depois eu vou falar sobre as três fases né que eu vejo em um projeto de consultoria em okar a fase de Diagnóstico a fase de estratégia é a fase de controle então partindo paraa Nossa.

Introdução eh sobre a luz quem é a luz né quem quem é essa empresa que acho que a maioria de vocês já conhecem mas é sempre bom lembrar a luz tem uma missão a missão da luz é o empreendedorismo desenvolve a sociedade e todo empreendedor merece atingir o seu potencial então a gente acredita realmente no empreendedorismo como o único caminho Talvez para ascensão social né para desenvolver a sociedade e e a gente quer realmente ajudar a pegar na mão de cada empreendedor e garantir que eles atingem.

O seu potencial a Luiz acredita muito no empreendedor a gente acredita que todo empreendedor é muito trabalhador passa por desafios incríveis e nosso papel aí ajudar que vocês né como empreendedores atinjam potencial mais alto possível e nós trabalhamos por um mundo onde as empresas não quebram mais por falta de acesso a networking ferramentas e melhores práticas de gestão então a gente aceita que uma empresa um produto fale por não atender uma demanda eh ou.

Por falta de inovação Mas a gente não quer que empresas quebrem porque não não conseguiram acessar as pessoas certas porque não tiveram as melhores ferramentas e não não tiveram acesso a melhores práticas de gestão e a luz ela começou em 2007 como um serviço personalizado uma consultoria bem padrão nosso foco Ali era resolver o problema do cliente não importa não importava qual fosse acho que muitos de vocês estão nessa posição hoje em 2009 a gente começou a produtizar nossa consultoria a gente começou a fazer a gente entendeu tão bem assim as demandas do setor que a.

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    Gente começou a criar de fato produtos né de de consultoria né que eram processos muito mais bem estabelecidos - PLANILHA EXCEL

    De consultorias que seguiam certos tri script com o objetivo de ganhar a escala e a gente gostou tanto desse caminho que em 2013 a gente a gente produtizar de vez a gente virou um e-commerce né de de produtos digitais e a gente continuou né nesse caminho hoje em 2021 a gente lançou um produto tecnológico a gente transformou o nosso e-commerce num num numa plataforma no sistema de assinaturas.

    Então hoje a nossa ideia é oferecer cada vez uma experiência cada vez melhor e o nosso foco a partir desse ano a partir de agora eh de dois meses para cá é o consultor né a gente acredita que o consultor ele impulsiona o empreendedorismo então a gente decidiu que a nossa plataforma ela vai ser cada vez mais voltada para ajudar o consultor a fechar mais negócios a ganhar mais dinheiro através da luz e ajudar cada vez mais empreendedores e o nosso objetivo com a.

    Série consultoria ágil é ajudar empresa de consultoria a crescerem via ganho de escala novas fontes de receita acho que todo consultor já passou né Por esse dilema de de cara como eu cresço né Eu tenho um bom ticket aqui tenho alguns clientes mas como é que eu ganho escala né consultoria é é um negócio que ele pode ser escalável né e a resposta para essa pergunta ela é difícil né Eu acredito que ela pode ser mais escalável do que ela é hoje ela sempre pode ser mais escalável mas qual o limite da escala né a gente tá aqui para debater justamente isso né Para entender como é que a gente pega nossos negócios de.

    Consultoria e fazem com que eles sejam né os maiores possíveis Então a gente vai falar muito aqui de criação de produtos de consultoria estruturação e otimização de processos e de desafios comuns né de consultores e a gente faz essa série aqui quinzenalmente né quem não não ainda não tá no grupo de WhatsApp da série consultoria ágil o Luiz daqui a pouco vai mandar o o link do grupo aqui no no chat então entra lá porque é lá que a gente divulga o próximo tema a gente manda o link do zoom Então por lá e o grupo é fechado.

    Não tem Pan de mensagem é só realmente para comunicar né com vocês sobre a série consultoria ágil que é uma série que a gente a gente tem muito carinho por ela Porque de fato a gente tá gerando muito valor para Consultores e ajudando vocês a fecharem cada vez mais negócios Então vamos pro que interessa né como eu falei não quero perder o tempo de vocês vamos criar juntos um produto de consultoria em oks e para falar né sobre como criar uma consultoria em oks um serviço né.

    Produtizar de consultoria em okrs primeiro a gente tem que entender um pouco né do O que é uma consultoria em okrs o que o que são okrs né e e e como eles são usados e primeiro assim algumas empresas que usam okrs no mundo são empresas gigantes empresas bem sucedidas vamos dizer assim hoje ocrs são uma metodologia usada por acredito que centenas de milhares né de empresas no mundo é uma metodologia que foi criada dentro da Intel né que tá aqui e foi popularizada pelo Google né o.

    Google tornou essa metodologia muito famosa e várias empresas a maioria delas até ligadas a à tecnologia né ou a setores dinâmicos começaram a implementar porque perceberam que a maioria dos planejamentos estratégicos falhavam né eles não se adaptavam à realidade de cada empresa enquanto os ocs eles são ferramentas ele é uma ferramenta muito adaptável e flexível e eu antes de de entrar no tema eu não tô aqui para ensinar 100% o que é okr para cada um de vocês né a gente vai falar sobre o que são okrs mas eu.

    Considero esse cara aqui que tá na tela a grande referência em em okrs hoje né o Felipe Castro eh no Brasil ele é a referência número um Com certeza no mundo ele tá entre os top cinco eu prestei consultoria para ele durante muito tempo também e então quem quiser entender assim o básico de ainda tá nesse nível de de pegar o básico entra entrar no site desse cara é só buscar Felipe castroar no Google e baixar o guia para iniciantes dele que é bem completo e vai te dar uma visão Pô muito boa assim do da parte teórica da.

    Metodologia e assim como que são okar né vamos primeiro fazer aqui um retrato comparando aars com outras metodologias né de gestão estratégica eh O bsc que é muito famosa e E o planejamento estratégico tradicion alguns umas metodologias de planejamento estratégico tradicionais primeiro em relação ao modos operand né como funciona cada uma delas eh os oars eles estabelecem objetivos claros e resultados chave para orientar a equipe em direção estratégia então é uma uma equipe muito focada em resultado.

    Em ser objetiva né Eh enquanto o balanced Square Card ele o bsc ele - PLANILHA EXCEL

    Enfatiza a tradução divisão e estratégia em objetivos medidas iniciativas estratégicas e a maioria dos planejamentos estratégicos tradicionais eles partem de uma visão né da empresa para definir planos de longo prazo em níveis estratégico tático e operacional em termos de agilidade e flexibilidade os okrs eles promovem agilidade eles são adaptáveis a mudanças eles permitem a redefinição dos okrs trimestralmente ou.

    Conforme necessário Tem empresas que eles optam até por círculos mais curtos do que os trimestrais Especialmente quando elas estão na fase inicial de operação delas enquanto a as outras metodologias acabam sendo menos flexíveis elas são mais rígidas né Elas exigem um ciclo ali de de seis meses pelo menos um ano para São metodologias assim como eu falei que são para empresas de em ciclos um pouco mais.

    Menos dinâmicos né Mais estruturados enquanto os ERS eles se adaptam bem a empresas que estão em ciclos de constante mudança né como tecnologia ou então empresas que lidam por exemplo com a geração z que tá sempre mudando eles funcionam muito bem então termos de comunicação e alinhamento né os ERS eles promovem a transparência e o alinhamento organizacional eh por meio da defini por meio de em todos os níveis da organização é uma ferramenta que que ela prega por essa transparência né a metodologia decr ela.

    Ela prega que os oares eles estejam acessíveis a todos na empresa todo mundo sabe o que que a empresa quer atingir e consiga acompanhar o resultado daquilo enquanto as outras metodologias Elas têm diferentes níveis né de Transparência de abertura e os ocs eles têm uma abordagem de inovação muito interessante eh eles incentivam muito a experimentação e aprendizagem ao definir metas desafiadoras focadas em resultados e até pelo ciclo de revisão né que é trimestral é um ciclo curto enquanto as.

    Outras metodologias elas como eu falei Elas costumam ser mais fechadas Então assim Então entrando mais falando mais sobre os ards em si né objetivos e resultados chave eles têm muito incentivo a resultados práticos né eles têm flexibilidade abertura e inovação como eu falei os ciclos são curtos então o funcionariam numa empresa num mercado tradicional onde o ciclo é pouco dinâmico Sei lá ela funcionaria numa Construtora ou numa empresa de olho e gás Depende muito do contexto tá Depende.

    Muito do contexto mas eu diria que oses eles são a melhor ferramenta possível para empresas que estão em constante mudança sabe que querem realmente uma ferramenta que seja adaptável que permita que que a gestão estratégica se adapte à empresa e não o contrário não a empresa tem que se adaptar a um planejamento estratégico eh eles geram alinhamento entre diferentes times a gente vai falar sobre isso mas a maioria dos táticos eles eles estão alinhados com oses estratégicos.

    Eles pregam transparência e eles exigem eles eles conseguem naturalmente até eu diria e proporcionar uma maior Cadência de acompanhamento né os planejamentos estratégicos padrão Normalmente eles têm aquela pegada um pouco eh define e esqueça né que o cara faz no início do ano fica 12 meses sem acompanhar no final do ano ele pega de novo para ver ih Putz errei acertei e quer fazer o.

    Planejamento do ano seguinte os oars eles são uma uma ferramenta que tão em constante ali Cadência de acompanhamento né porque o controle ele é sempre mensal no máximo assim pode até sem um em menos tempo em 15 de 15 em 15 dias e as revisões elas são trimestrais e as revisões elas elas podem mudar bastante até do que foi definido né um trimestre atrás Então ela acaba que você tá tá sempre olhando para aquilo né porque você né você tem aquela flexibilidade não é é diferente de um planejamento estratégico padrão em que se lá Você.

    Erra um pouco no primeiro mês ou no segundo Mas você acaba indo com com aquilo até o final do ano né não os a cada TRS meses se a empresa muda de foco ele vai junto e aí vamos falar das duas vertentes né dosar primeiro os objetivos e em seguida os resultados chave O que são objetivos os objetivos eles indicam a direção em que a empresa que a empresa quer seguir né eles são inspiradores ambiciosos e não mensuráveis isso é importante tá eles não são eles.

    Não são mensuráveis os objetivos eles são são direções então assim no Plan ento estratégico normalmente você parte da Visão da empresa né O que que que ela quer ser no longo prazo eh e você define a cada ano algumas metas para serem atingidas e na minha opinião sabe na minha leitura sobre sobre isso eu acho que fica um GAP aqui no meio né fica faltando alguma coisa porque legal né Eu quero essa visão eu quero chegar lá em 20 anos eu quero ser isso aqui mas cara o que que eu tô pensando esse ano sabe quais são os meus focos sabe antes de eu.

    Definir metas né é importante esse pensamento Então os eles eles eles eles quebram a a visão nos teus objetivos atuais né Quais são os teus focos para esse ano para esse trimestre para esse semestre e em seguida você define resultados chave que são Cara o que que eu preciso atingir para falar que que esse meu objetivo foi conquistado então Dando um exemplo assim na luz né a nossa visão trabalhamos para mundo onde empresas não quebram mais por falta de acesso a networking ferramentas e melhores práticas de gestão é uma met.

    É uma visão utópica né a gente provavelmente não vai conquistar um mundo onde nenhuma empresa eh onde todas as empresas deixem de quebrar por causa disso mas indica bem uma Dire uma Clara Visão uma clara direção né macro para onde a gente quer seguir mas legal o que que eu quero fazer cara agora nesse momento né Quais são os meus focos para conseguir chegar nessa visão daqui a 20 anos vamos dizer assim então por exemplo esse ano como eu falei para vocês né a gente decidiu que a nossa ferramenta ela vai ser voltada cada vez mais pros Consultores então objetivo da Luz seria.

    Cara entregar uma experiência cinco estrelas para para Consultores eu não mensure isso eu quero que minha experiência para Consultores seja incrível né esse é um foco meu eu vou eu vou eu vou melhorar essa experiência Aí como eu mensur se eu cheguei nesse objetivo eu vou definir resultado chave que que me façam me deem a sensação como empresário de cara agora eu posso falar que eu entrego uma uma experiência cinco estrelas para Consultores e aí os resultados Chaves el eles eles são mais.

    Cidos né com as metas de um planejamento estratégico Mas eles eles poderiam ser uma taxa de NPS melhor né um uma uma taxa de cancelamentos menor usuários que estão ativos na minha plataforma satisfação com suporte avaliação avaliação de novos produtos da Luz eu tentaria criar um sistema Alin alinhado que me permitisse chegar no final do ano e falar cara agora os Consultores estão tendo uma experiência incrível na luz e o que são resultados chave n já dei uma palinha ali na no último slide mas São Marcos mensuráveis que indicam se nós estamos nos aproximando dos.

    Objetivos ou não normalmente são metas ambiciosas em que um êxito de 70% já é considerado um sucesso eh então uma um exemplo aqui né uma Startup drh baseada em Florianópolis Digamos que ela tem como objetivo cara esse ano a gente quer sair de Florianópolis a gente quer alcançar abrangência Nacional a gente quer ser conhecido no Brasil inteiro isso não é mensurável né uma meta como eu falei é um objetivo né o que que ela vai fazer depois disso ela vai pensar em resultado chave que façam.

    Com que ela se sinta satisfeita no final do ciclo dear né do ciclo de TRS meses ou se meses que ela consiga falar cara esse ano nós alcançamos a abrangência nacional esse é um exercício muito de empresa para empresa não tem Fórmula Certa sabe não tem não para esse objetivo você tem que definir esse resultado chave e pronto não não existe isso a empresa vai ter que sentar e vai falar cara o que que nos leva a acreditar que nós alcançamos a abrangência Nacional como nós queremos chegar no final desse ciclo e e o que que nos faz satisfeitos de poder falar.

    Cara alcançamos a abrangência Nacional então um exemplo aqui seria aumentar a base de clientes fora de Santa Catarina de 10% para 50% da base total né e ainda assim eles querem crescer a base de clientes né total de 200 para 1000 né eles não querem simplesmente substituir os clientes eles querem crescer e e e então isso aqui esses dois resultados chave juntos indicam que eles querem um crescimento muito grande fora do estado em que eles operam eles querem ter pelo menos cinco clientes em cada estado do Brasil e eles não querem reduzir a.

    Receita média por por conta em mais 10% porque também é um papel dos resultados chave você garantir que você não vai fazer um gol de mão entre aspas né porque essa empresa poderia falar cara não bati ainda a minha meta vou dar um desconto de 90% para pros Estados em que faltam e vou bater só que não ela ela trava isso falando que ela não quer reduzir a receita média por conta em mais de 10% Então esse seriam os oars da empresa né ou os oar não um objetivo da empresa e.

    Os seus respectivos resultados chave ligados a esse objetivo e aí depois da definição né desse desse objetivo desses resultado chave o que que cada time vai fazer em nível tático eles vão pensar Caramba como né A minha área pode ajudar os oars estratégicos eh e aí cada uma vai fazer o exercício de definir os próprios objetivos e os próprios resultados chave de forma a ajudar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos então por isso.

    Que o que eu falei né em alguns slides atrás que oars eles são uma ferramenta que alinham a empresa como um todo né porque o tático e o estratégico eles estão sempre conversando Então nesse exemplo aqui o marketing por exemplo ele fala cara como é que eu posso ajudar a nossa Startup a alcançar essa abrangência Nacional bom talvez se nós nos tornarmos referência em RH no país a gente vai est ajudando eles a a gente vai tá ajudando a empresa a.

    Alcançar essa abrangência Nacional mas o que que significa se tornar referência em RH no país né como é que eu como é que eu torno esse objetivo que não é mensurado em resultados chave objetivos práticos né mensuráveis então ela poderia definir por exemplo que ela quer aumentar a base de cadastros dela fora de Santa Catarina de 20 para 70% né ela quer crescer também a base de cadastro total né Eh o que indica que ela quer um crescimento muito forte fora de Santa Catarina Ela quer criar o maior podcast específico né sobre RH do país com média.

    De 1000 ouvintes por Episódio ela quer aumentar o volume de impressões mensais de 10.000 para 50.000 na conta de LinkedIn do ce da empresa Então ela define os resultados chave que vão fazer com que essa área de marketing chega no final do ano e fale cara agora a gente conseguiu transformar essa empresa numa autoridade em RH no país e a a área de vendas ela vai fazer a mesma coisa ela vai pegar e vai falar cara como a nossa área de forma tática ajuda a empresa a.

    Alcançar o objetivo estratégico dela que é alcançar a abrangência nacional e ela e as áreas vão fazer isso para cada uma das dos cada um dos objetivos da empresa pode ser que uma área tenha um objetivo que não esteja ligado ao objetivo estratégico pode ser que sim né uma coisa que seja relevante extremamente relevante paraa área que faça com que ela trabalhe melhor por exemplo mas que não esteja 100% diretamente ligado ao objetivo da empr pode ser que sim mas normalmente 60 a 70% dos objetivos e.

    Resultados chave de uma área né do nível tático eles vão precisar est ligados a ao nível estratégico né ao nível da empresa eh e uma outra coisa que me perguntam muito nisso aqui é Filipo quando você desce pro operacional você define o individuais para cada pessoa a minha tem empresa que faz isso eu não faço eu acho errado você porque o seu incentivo a criar Silos dentro da empresa quando você define o individuais é muito grande né A não ser.

    Que a empresa esteja muito no começo da operação de uma área onde uma pessoa represente uma área inteira aí tudo bem faz sentido mas quando você tem ali um time né ten um time de marketing 10 pessoas Poxa eu vou definir para cada um cara não faz isso define os ocs da área de marketing e quando você for pro nível operacional eu prefiro muito mais trabalhar com planos de ação né sim cada seu responsável para que eles ajudem a área de marketing a atingir os seus né objetivos e resultados Chaves ajudando a empresa né no afal das contas e eu gosto.

    Muito também do conceito de medida de direção não sei se vocês conhecem mas as medidas de direção são medidas que informam se você tá cumprindo as atividades 8020 né as atividades que né você gasta 20% do seu esforço e traz 80% seu resultado então por exemplo num área de vendas normalmente cara Marcar reunião é uma atividade 8020 uma medida de direção indica cara quantas reuniões foram marcadas essa semana por você sabe você tá conseguindo né concretizar tuas medidas de direção então quando eu vou para operacional pro pro individual eu prefiro usar ess esse essas duas.

    Ferramentas né que podem est integrar como eu falei o okar ele é muito flexível elas podem estar Integradas a um projeto de okr Eu só não definir i ou Cars individuais porque aí você tá criando Silos né como é que seu cada um dentro de uma área vai ter um objetivo específico ou três objetivos específicos e resultados chave ali para mensurar sozinhos eu prefiro que eles estejam contribuindo pro né pros resultados chave da área deles de alguma forma eh tem uma pergunta aqui da do Diego Dantas né seriam os indicadores né Eu.

    Acredito que você esteja falando dos resultados chave Eh cara mais ou menos né os resultados chave eles são metas você quer atingir e os indicadores normalmente os kpi né os indicadores de performance principais eles são eles são termômetro que indicam se você tá batendo as metas mas uma empresa normalmente ela vai ela vai ter ali cara cinco resultados chave no máximo por objetivo mas na verdade ela vai tá olhando para para muitos kpis né.

    Não necessariamente só para cinco então normalmente as metas saem sim dos dos kpis mas mas eles definem assim Quais são os kpi são mais importantes a gente mover eh mas não necessariamente todo o kpi vai se transformar numa meta num resultado chave da empresa entendeu Só aqueles que estão ligados realmente ao foco da empresa no momento e aí alguns erros comuns né no processo de definição de okrs né.

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